Festivais

10 melhores festivais de rock do mundo para curtir muito

Bater cabeça, cair na tradicional “rodinha punk” e pular muito ao som de solos incríveis de guitarra! Talvez, você já tenha feito muito isso em qualquer show de rock. Mas já pensou como seria curtir ainda mais nos melhores festivais de rock do mundo? Se a sua resposta for um sonoro “sim”, você chegou ao lugar certo!

Todo rockeiro sonha em ver a banda favorita de perto (ou várias delas), ao vivo e à cores. GlamHardPunkTrashHeavy MetalIndie, entre tantos outros gostos musicais, todos unidos por um gênero só: o bom e velho rock ‘n roll.

E se você já está animado com a ideia, mas não está por dentro de todos os festivais que “a pedra está rolando” pelo globo, a seguir, nós listamos os 10 melhores festivais de rock do mundo para você reunir a galera e fazer aquela turnê digna de um rockstar dos filmes de Hollywood. Prepare a mochila e confira!

Veja também:

Melhores festivais de rock do mundo para conhecer antes de morrer

1 – Rock in Rio

Sem sombra de dúvidas, o Rock in Rio é o melhor e mais popular festival de rock do mundo. Ele acontece anualmente no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, geralmente no mês de setembro.

Trata-se de um evento idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina, que realizou a sua primeira edição em 1985. Desde então, o Rock in Rio tornou-se um dos melhores festivais de rock do mundo e, mais que isso, o maior do planeta.

Além de gigante, o festival foi o pioneiro em atrações internacionais, trazendo às terras tupiniquins pela primeira vez bandas de renome mundial, tais como Scorpions, Queen, Iron Maiden e Whitesnake.

Depois desse pontapé inicial, outros grandes nomes do rock no planeta também subiram aos palcos do Rock in Rio, tais como AC/DC, Red Hot Chili Peppers, Muse, Metallica, etc.

A edição deste ano foi adiada por conta da pandemia de coronavírus. A nova data para a realização do evento está marcada para 19, 20, 26 e 27 de junho de 2021, desta vez, em Lisboa (Portugal), onde ele já foi realizado em outras oportunidades. Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do evento e/ou em pontos de venda autorizados.

2 – Lollapalooza

Outro dos melhores festivais de rock do mundo que você não pode perder é o Lollapalooza. Este é um evento que reúne os melhores nomes da música alternativa em um só lugar.

Dá para curtir muito ao som de gêneros como rock alternativo, punk rock, heavy metal grunge, entre outros tantos, além de aproveitar performances artísticas de dança, comédia e artesanato.

E além de um festival com muita música boa, também é referência em causas sociais. O Lollapalooza deixa à prontidão uma plataforma para ONGs e grupos políticos sem fins lucrativos. O idealizador do evento é nada mais, nada menos que Perry Farrell, vocalista da banda Jane’s Addiction.

Assim como o Rock in Rio, o Lollapalooza também é o responsável por reunir as principais atrações do rock do planeta em seus palcos, como as bandas The Strokes, 30 Seconds to Mars, Foo Fighters, Arctic Monkeys, Green Day, etc.

A edição de 2020 teve que ser adiada por conta da pandemia da Covid-19. A nova data será de 4 a 6 de dezembro de 2020 e trará grandes nomes como Guns ‘N Roses, The Strokes e Travis Scott, que se apresentarão em São Paulo. Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do evento e/ou em pontos de venda autorizados.

Saiba mais:

Lollapalooza 2021 Brasil: ingressos, data e line-up

3 – Coachella

Mais um dos melhores festivais de rock do mundo que não poderia faltar na nossa lista é, com certeza, o Coachella.

Também conhecido como Coachella Fest ou Coachella Valley Music and Arts Festival, sendo mais popularmente chamado simplesmente de Coachella, o evento acontece anualmente nos Estados Unidos e reúne apresentações dos mais variados artistas do mundo fonográfico, misturando gêneros como rock, música eletrônica e hip hop.

Os shows acontecem no Vale de Coachella (daí, o nome), que fica na cidade de Indio, na Califórnia. O festival tem uma duração de seis dias e é muito aguardado pelos rockeiros europeus. Entre as bandas de rock famosas mundialmente que já se apresentaram no Coachella estão The Cure, The Killers, Rage Against the Machine, Paul McCartney, Korn, Placebo, Chemical Brothers, entre muitas outras.

O Coachella 2020 não foi adiada, até o momento, mesmo com a pandemia da Covid-19. O evento acontecerá entre os dias 9 a 11 e 16 a 18 de outubro. Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do evento e/ou em pontos de venda autorizados.

4 – Summer Sonic Festival

Summer Sonic Festival também não poderia faltar nessa lista de melhores festivais de rock do mundo. Ele acontece todos os anos no Japão, mais especificamente em Tóquio e Osaka, ao mesmo tempo.

O evento tem uma duração de dois ou três dias. Em cada dia, as bandas de rock se apresentam simultaneamente – e de forma revezada – em Tóquio ou em Osaka. Ou seja, quem fez show no primeiro dia em Tóquio, por exemplo, faz outro show em Osaka no dia seguinte, e vice-versa.

A primeira edição do festival de rock japonês foi realizada em 2000. De lá para cá, já se apresentaram inúmeras bandas de rock do próprio país, além de bandas ocidentais também que são conhecidas no mundo todo, tais como Smashing Pumpkins, The Offspring, Avenged Sevenfold, Limp Bizkit e Weezer.

A edição deste ano do Summer Sonic Festival foi adiada para 2021, sem data e atrações confirmadas, até o momento. O mais provável é que seja realizada após as Olimpíadas de Tóquio.

5 – Fuji Rock Festival

Também realizado anualmente no Japão, só que, desta vez, na cidade de Naeba, o Fuji Rock Festival também é considerado por muitos rockeiros como um dos melhores festivais de rock do mundo. Ele acontece sempre no verão japonês e tem esse nome porque a primeira edição foi realizada na base do famoso Monte Fuji, em 1997.

O festival tem duração de três dias e, de lá para cá, já contou com a participação de várias bandas de rock conhecidas internacionalmente, como Radiohead, Arcade Fire, Foster the People, Nine Inch Nails e Franz Ferdinand.

O Fuji Rock Festival 2020, até o momento, está marcado para acontecer entre os dias 21 e 23 de agosto de 2020. Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do evento e/ou em pontos de venda autorizados.

6 – WOA (Wacken Open Air)

Para os fãs de metal, o WOA (sigla para Wacken Open Air) é um festival de heavy metal de mão cheia, considerado um dos melhores do mundo. Ele acontece todos os anos na Alemanha, no auge do verão, em uma pequena vila chamada Wacken (daí, o nome do evento), que fica em Schleswig-Holstein, ao norte da Alemanha.

O festival atrai metaleiros ao redor do planeta, que acampam no local para assistir às apresentações de suas bandas favoritas. A primeira edição do WOA aconteceu em 1990 e reuniu apenas bandas alemãs ainda desconhecidas na mídia.

No entanto, de lá para cá, o evento traz principalmente bandas da Escandinávia e Europa em geral, mas grupos brasileiros, americanos e australianos, entre outros, também marcam presença a cada edição. Entre as bandas famosas que já tocaram no WOA estão Judas Priest, Ozzy Osbourne, Dimmu Borgir, Helloween e Sepultura.

O WOA 2020, que aconteceria entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, infelizmente, foi cancelado, já que o governo alemão proibiu a realização de qualquer grande evento até 31 de agosto deste ano, por conta da pandemia de coronavírus.

7 – Festival de Glastonblury

Outro dos melhores festival de rock do mundo é o Festival de Glastonbury (Glastonbury Festival of Contemporary Performing Arts, oficialmente), mas carinhosamente chamado pelos fãs simplesmente de Glaston. Ele também é segundo maior evento de música que é realizado a céu aberto no planeta.

A primeira edição foi realizada em 1970, um dia após a morte do guitarrista e ícone do rock Jimmy Hendrix. E, assim como o Woodstock, o festival tem uma pegada mais hippie. Entre as bandas que já participaram do evento estão Coldplay, U2, David Bowie, BB King, REM, entre outras. O Glastonblury 2020, infelizmente, também foi cancelado devido à pandemia da Covid-19.

8 – Rock Werchter

Esse é um dos melhores festivais de rock do mundo e, também, da Europa. O Rock Werchter acontece todos os anos na vila de Werchter (daí, o nome), localizada próximo à Leuven, na Bélgica, desde a sua primeira edição, realizada em 1976.

Da nossa lista, ele é considerado pelos rockeiros de plantão o que tem as melhores line-ups, que atraem a cada edição 150 mil pessoas. Entre as bandas conhecidas mundialmente que já se apresentaram no evento estão Foo Fighters, Lorde, Arcade Fire, Profets Of Rage e Kings Of Leon.

O Rock Wechter 2020, infelizmente, também teve que ser cancelado, por conta da proibição por parte do governo belga da realização de grandes eventos até 31 de agosto deste ano, visando o combate à pandemia do novo coronavírus.

9 – Sziget

Festival Sziget também é bastante aguardado pelos rockeiros (especialmente, os europeus) por ser um dos melhores festivais de rock do mundo todo. Ele acontece anualmente na ilha de Obuda, localizada ao norte de Budapeste, capital da Hungria.

O evento já ganhou vários prêmios por seus diversificados line-ups e qualidade técnica da estrutura dos shows. Entre as bandas que já apresentaram no festival estão Placebo, Korn, Skrillex, Chemical Brothers e The Prodigy, entre muitas outras famosas mundialmente.

A edição deste ano do Festival Sziget, até o momento, continua marcada para acontecer entre os dias 5 e 11 de agosto de 2020. Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do evento e/ou em pontos de venda autorizados.

10 – Download Festival

E, por fim, para fechar com chave de ouro a nossa lista de melhores festivais de rock do mundo está o Download Festival, que também é conhecido como um dos melhores do rock britânico. O evento acontece todos os anos no Donington Park, na cidade de Leicestershire, na Inglaterra.

A primeira edição foi realizada em 2003, inspirada no antigo Monsters Of Rock, que acontecia no mesmo local, mas na década de 80. Algumas das bandas mais famosas do planeta que já tocaram no Download Festival foram Audioslave, Slayer, Iron Maiden, System Of Down e Pennywise, entre outras.

Infelizmente, o Download Festival 2020 não será realizado, devido à pandemia da Covid-19. Mas a edição do próximo ano já está marcada para acontecer entre os dias 4 a 6 de junho de 2021. Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do evento e/ou em pontos de venda autorizados.

Gostou de conhecer os melhores festivais de rock do mundo? Compartilhe!

Até a próxima!

Deixe seu Comentário